Olá, família TX!!
Um dos muitos sentimentos que as pessoas em lista de espera por um transplante compartilham, além da angústia e por vezes desânimo, é a tristeza associada, erroneamente a meu ver, à questão de que alguém precisa morrer para que alguém consiga viver.
Esse acaba sendo um fator complicador na criação de confiança e otimismo, itens super importantes para a manutenção psicológica de quem aguarda um órgão.
Associar a doação à tristeza faz com que a pessoa possa se sentir culpada, ainda que inconscientemente, e isso acarreta ansiedade e medo.
Temos que ter em mente que DOAR é um ato de AMOR…a família doou porque seu ente pediu em algum momento da vida e quis fazer o bem ao próximo. A hora de partir de todo mundo vai chegar, independente da doação.
O órgão que recebemos é nosso!! E ele terá uma nova história pra contar ! Sei que recebi um pulmão perfeito e agradeço todos os dias à família que teve esse gesto de solidariedade. Por isso, o mínimo que posso fazer em respeito à essa família é cuidar bem do meu órgão. Hoje ele é um pulmão atleta!! Rsrsrsrs…
Então, quem está em lista prepare-se para receber esse novo órgão de braços abertos, sem culpas, sem medos. Se ele chegou até você é poque vocês tem uma missão a trilhar, uma vida a viver e celebrar!!
Esse novo órgão para se adaptar bem precisa, dentre outras coisas, encontrar uma casinha tranquila para morar.
Agora é com vocês!!! Vamos arrumar a casa?!
Boraaaaaaaa!!!!
#doacaodeorgaos #vida #otimismo #transplante #filadeespera
Texto muito motivador. Compartilhei com o grupo de whatsapp sobre doação e transplante que faço parte, para motivar os que aguardam por um órgão.
Enfermeira Mabel Coelho.
Palestrante voluntária sobre Doação de Órgãos.