O transplante cardíaco serve como terapia defitiva nos casos em que a farmacoterapia e outras técnicas de estimulação cardíaca artificiais ja não são mais suficientes para proporcionar sobrevida e qualidade nos estágios mais graves de falências ventrículares!
Após um dos procedimento mais invasivos, tanto do ponto de vista cirúrgico como psicólogico, como se dá sua recuperação? Seria possivel o retorno a uma vida quase normal, sabendo da quantidade de exames anuais e a lista de medicamentos com todos o seus efeitos colaterias? A resposta é sim!!
Uma das pessoas que me mostrou isso de fato foi Isabelli, seu transplante foi o último que participei como cirurgião. Começamos passo a passo, com o auxílio da Ergoespirometria, medidas nutricionais, acompanhamento cardiológico e ainda contamos com uma condição emocional construtiva e imensurável garra de viver que ela possui.
Os resultados foram de fato impressionantes, os treinamentos aeróbicos aumentaram sua capacidade cardiorrespiratória a níveis supranormais, sua massa muscular antes sarcopênica pelas doses de corticoide já não deixam dúvidas que ela está assumindo um corpo atlético e sem limitações!
Acreditar e não desistir diante das adversidades foi e está sendo o segredo, programas médicos bem desenvolvidos existem para ajudar e fazer isso acontecer, porém sem a força psicólogica diária nada seria possível! Não somente para quem passou por algo tão impactante, mas todos que possuem metas de vida e anseiam por conseguir!
Dr Tadeu Fernandes
@tadeufernandes_goal4
#transplantedecoração #reabilitação #forçadeviver #qualidadesevida #bemestar #doaçãodeórgãos #soudoadororg
parabens pelo artigo, me ajudou muito
Olá, somos da Clinica Vitta e gostariamos de fornecermos
materia para vocês, e/ou receber material para colocarmos
em nosso site. Por favor, entrar em contato.
http://www.clinicavitta.org
Olá amigos, só vimos a mensagem de vocês recentemente. Será um prazer conversar sobre uma parceria. Ficamos disponíveis através do email contato@soudoador.org