Este é o quarto ano que escrevo para o Soudoador nesta data, e é sempre uma satisfação falar sobre como podemos cuidar de nossa saúde com informação e boas práticas que evitem o diabetes.
A diabetes é uma das doenças metabólicas mais silenciosas e que geram grandes complicações à saúde, devido a altas taxas de glicose no sangue e dificuldades que o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, tem de metabolizar este hormônio (Diabetes Tipo 2). Ou ainda dificuldades de produzi-lo, como foi o meu caso com diabetes tipo 1, descoberta quando tinha apenas 9 anos de idade.
Falando um pouco sobre o meu caso, sou transplantado duplo (pâncreas/rim) há 4 anos, devido complicações que tive no controle do diabetes desde a infância. Após diversos agravantes, hoje vivo plenamente bem, graças à doação de órgãos.
Diabéticos podem ter complicações silenciosas, como problemas cardíacos, arteriais, nos olhos, nervos, renais – como foi o meu caso, me levando à falência renal e tratamento com hemodiálise enquanto aguardava em fila de transplante. E em casos mais severos, pode causar cegueira e levar o paciente à óbito. Porém, é importante lembrar que o diabético controlado e bem tratado, pode ter uma vida plena e ser a pessoa mais saudável deste mundo!
Afirmo isso, após viver muitos anos com diabetes e poder refletir sobre o tema. A prevenção e os cuidados estão nas boas práticas indicadas a todas as pessoas, sendo: muita água; alimentação saudável rica em fibras; menor consumo de açúcares nas refeições; e claro, prática regular de atividades físicas, sendo ela uma das maiores aliadas no combate ao diabetes.
Hoje resumo tudo isso como um exercício de amor próprio! Cuidar da saúde é cuidar da vida, do corpo que habitamos!
Lembrando que o diabético pode ter uma vida incrível com cuidados diários com a saúde. Corpo e mente ativos preservando o mais belo e doce presente dado por Deus: a Vida!
Então lutemos por ela, em mais um Dia Mundial de Combate ao Diabetes.