Nosso Sistema Único de Saúde, além de unificado, é também unânime: todo brasileiro e estrangeiro residente no país utilizam os serviços por ele oferecidos como vigilância sanitária e epidemiológica, além de vacinas e serviços de urgência e emergência.
Para transplantados e pessoas em fila de espera por um órgão, o SUS significa VIDA, uma vez que o SUS é o responsável não somente por financiar 88% das cirurgias de transplante no país, mas também por gerenciar a fila de transplante em sua totalidade e distribuir gratuitamente os imunossupressores, medicamentos responsáveis pela manutenção do órgão transplantado a todas as pessoas transplantadas, independente da condição social e econômica desses pacientes.
Em 2021, 12 mil vidas foram salvas por meio de transplantes realizados pelo SUS, o que representa também milhares de famílias doadoras confortadas por dizerem SIM para a doação, e inúmeras vidas de doadores honradas através da continuidade da vida daqueles que receberam um órgão.
Mais que números, o SUS escreve histórias de conexão e amor ao próximo que jamais existiriam se o Sistema não existisse também. E é por esse motivo que celebrar os números e aspectos positivos do SUS é de extrema importância, assim como a atitude de defendê-lo e conhecer os direitos que ele nos concede é responsabilidade de todos.
Em 19 de setembro, celebramos o aniversário da criação do SUS, que em 2022 completa 32 anos com a esperança de celebrar mais e mais conquistas e direitos ampliados a seus usuários.