Há exatos 50 anos atrás um médico sul-africano, Dr. Christiaan Barnard, realizou o primeiro transplante de coração do mundo.
De lá para cá quantas pessoas não foram salvas em todo mundo em função do pioneirismo e da visão de médicos que se propuseram ao novo em busca de sua missão primordial: SALVAR VIDAS!
Há séculos atrás um sopro de coração podia ser visto como um diagnóstico terminal, hoje já é facilmente detectado e tratado. E assim avança a medicina, a cada dia, a cada estudo, a cada novidade! O transplante em si evolui também todos os dias. Eu mesma que não podia ser transplantada aos 20 anos de idade (quando me deram 6 meses de vida rs), pude ser aos 30 anos e cá estou!
Os medicamentos imunossupressores também avançaram muito e hoje praticamente não dão efeito colateral se comparados aos do passado!
A esperança de viver segue cada dia mais forte!
O coração que bate em meu peito é fruto do desafio não só do Dr Christian Barnard, mas também do Dr Euryclides de Jesus Zerbini que foi o pioneiro aqui no Brasil!
Gratidão eterna de todos os transplantados a todos da equipe de saúde, médicos e enfermeiros, que todos os dias avançam e lutam pela vida de cada pessoa na fila de espera por um transplante!
Celebramos a vida!!! Celebramos a ousadia!!! Celebramos o transplante!!
Transplante é VIDA!
#transplante #celebração #50anos #doaçãodeórgãos #soudoador.org